O termo "pet-terapia" é muito usado no dia a dia, mas os termos corretos a serem usados em trabalhos no qual o animal é assistente são: Atividade Assistida por Animais (AAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA). Estas nomenclaturas são mundialmente conhecidas, a Delta Society (organização americana que pesquisa o vínculo homem - animal) as define:
Atividade Assistida por Animais: atividade ou visita realizada por um voluntário treinado que conduz um animal (selecionado, treinado e com rígido controle de saúde) para entreter ou distrair pacientes ou pessoas em determinado local. O voluntário não segue planejamento ou estudo de cada caso, e as visitas não são rotineiras, podem ocorrer esporadicamente.
Terapia Assistida por Animais: técnica específica utilizada por profissionais da área de saúde, na qual o animal (selecionado, treinado e com rígido controle de saúde) é parte do tratamento e/ou reabilitação do paciente. O profissional segue planejamento, estuda cada caso, e o tratamento segue uma rotina específica para cada paciente.
A interação homem-animal é extremamente positiva. E ambas AAA e TAA são eficazes na saúde do paciente, mas é importante a cautela em citar os nomes corretos para a função que está sendo desenvolvida. Achei importante diferenciá-los, pois serão muito citados neste blog.
Abços

Muitos parabens pelo lindo trabalho, importante, interessante e lindo. Muito sucesso,
ResponderExcluirAnne Lise, Hillerød, Dinamarca