Bem Vindo...

Pesquisando na internet vi que ainda é muito restrito o acervo sobre Terapia Assistida por Animais, pretendo através deste, encontrar outras pessoas interessadas no assunto, para conversar e trocar experiência sobre esta técnica tão apaixonante!

24 de abr. de 2012

Aula na UBC: Fundamentos da técnica de TAA.

Estamos ministrando a disciplina de Fundamentos da Técnica de Terapia Assistida por Animais, totalmente voltada à saúde mental, especificamente a Psicologia. A Drika e a Duda tem adorado a idéia de participar das aulas teóricas e servir de modelo para os alunos. O objetivo das aulas é apresentar uma técnica facilitadora que vinculada ao atendimento psicoterápico consegue obter melhores resultados. 
O conteúdo das aulas é desde o início da interação homem e animal, entender sobre comportamento animal, como escolher e treinar um pet terapeuta, e a fundamentação embasada nas teorias psicológicas do atendimento. 
Estudamos os precursores da técnica, no Brasil e no exterior, em especial o Dr Aubrey H. Fine, psicólogo da área clínica e educacional que alia em todos os seus atendimentos o animal como facilitador. Abordamos o capítulo 3 - do livro Handbook on animal assisted therapy, que explana duas teorias principais:

- A teoria da redução da ansiedade e a estimulação;
- A teoria do mediador social;

Durante a intervenção ou aula prática com os alunos ambas as teorias com certeza ficarão mais evidentes e claras.

Abços 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog