Bem Vindo...

Pesquisando na internet vi que ainda é muito restrito o acervo sobre Terapia Assistida por Animais, pretendo através deste, encontrar outras pessoas interessadas no assunto, para conversar e trocar experiência sobre esta técnica tão apaixonante!

25 de nov. de 2010

Psicoterapia infantil orientada por pets - Boris Levinson


O primeiro psicoterapeuta infantil a estudar, pesquisar e publicar materiais sobre o poder benéfico dos animais na reabilitação da saúde mental de crianças, foi Boris Levinson, em meados de 1960.

Tudo ocorreu inicialmente ao acaso, certo dia em que Boris levou seu cão da raça labrador ao consultório. Neste mesmo dia atenderia um paciente em especial, diagnosticado com o transtorno de autismo, ou seja, de difícil contato social.

Para grande surpresa do psicólogo americano, o cão "Jinglers" obteve o que ele tentava há várias sessões, a criança passou a se expressar quase que imediatamente com o co-terapeuta. Foi então, que Boris passou a utilizar sempre a presença de seu pet em consultas, principalmente com pacientes autistas.

Todo material obtido foi publicado em artigos científicos e livros. Eu estou realizando a leitura de um material em especial "Pet-oriented child psychoterapy" - livro publicado inicialmente em 1969. Após realizar toda tradução eu volto para contar mais detalhes, mas, posso adiantar que é encantadoramente apaixonante.

Encerro com a dedicatória inicial deste livro, feita por Boris para merecidamente: seu fiel amigo, assistente e mestre.

"This book is dedicated to Jinglers, my co-therapist,
To whom I owe more than he owes me;
Who taught me more than I taught him;
Who unveiled a new world of experiences for me;
Who doens't care whether this book is dedicated to
him or not;
And who will never learn about it".

Como disse, voltarei a citá-lo mais adiante no blog, afinal, é muita informação que merece ser aqui discutida.

Abços



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog